sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Música mexe contigo?


Comigo, cetamente. A música me traz emoções.

Dia desses, conversando com um amigo, lembrei-me dos Engenheiros do Hawaii. Todo mundo sabe que sou ecletico quanto a música, mas a primeira banda de rock que ouvi conscientemente foi a Engenheiros. Digo "conscientemente" porque sabia quem estava cantando e conhecia as letras. Antes disso, apenas rock solto no tempo e no espaço - como os Titãs, que eu ouvia quando tinha uns dez anos, e alguma música da Legião ("de quem é essa música?") ou do Cazuza, que eu até curtia mas só escutava de vez em quando, no rádio.

Foi em 1990 que ouvi a manjada Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones e descobri a existência dos Engenheiros. Só em 1993, no entanto, tive meu primeiro cassete de rock. E adivinha de quem era? Engenheiros, claro. Ouvia dia e noite, literalmente. No fim das contas, tinha aprendido a gostar até das músicas que detestei das primeiras vezes que ouvi. Parabólica foi a preferida imediatamente, seguida de Pose (Anos 90) e Pampa no walkman (simplesmente pelo título). Até quando você vai ficar? só se tornou querida anos depois, mas então eu já a conhecia de cor.

Depois ouvi O papa é pop inteiro (ordem inversa, sim) e veio a paixão por Pra ser sincero (uma das minhas canções preferidas até hoje) e A violência travestida faz seu trottoir. Por essa época, eu já conhecia Refrão de bolero (uma das minhas cinco prediletas tratando-se dos Engenheiros), Infinita Highway, Terra de Gigantes, Piano Bar (também entre as Top 5, provavelmente) e várias outras.

Não se ouvia rock nacional em casa quando eu era menino e até a adolescência eu acreditava que não gostava de rock por ser "barulhento demais". Foram os Engenheiros, decididamente, que mudaram essa minha opinião esquisita.

Bem, cá estou eu, neste exato momento, ouvindo o, agora "MP3", e cantando junto do começo ao fim, mesmo as canções que não ouvia há anos e anos, enquanto recordo dos tempos que ficou para trás.

Música mexe contigo?

Um comentário:

Poste aqui sue comentário sobre nossas matérias.